quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

A essência de um homem é seu espírito


Maio, 1948


Prezada Sra. Rondeau:


Você me pediu para explicar o sentido da frase de minha autoria: "Para dizer eu te amo é preciso primeiro aprender a dizer eu".

O significado da frase está contido no conjunto de A Nascente [o livro The Fountainhead, publicado nos EUA, em 1943]. E afirma-se, no decurso das 400 páginas a partir do qual você tirou a frase.

O "eu" é uma entidade independente e autosuficiente que não existe por causa de qualquer outro ser. Uma pessoa que só existe por seus entes queridos não é uma entidade independente, mas um parasita espiritual. E o amor de um parasita não vale nada.

No absurdo (e muito cruel) mundo em que vivemos, sempre se apregoou que o amor é autosacrifício. A essência de um homem é o seu espírito. Se sacrificamos nosso espírito, quem ou o que resta para sentir o amor? É o não-sacrifício de sua essência que devemos respeitar, sobre todas as coisas. O verdadeiro amor é profundamente egoísta, no mais nobre sentido da palavra - é uma expressão dos valores mais altos de uma pessoa. Quando uma pessoa está apaixonada, ele busca sua própria felicidade - e não o seu sacrifício - junto da pessoa amada. E o amado seria nada mais que um monstro se pretende ou espera um sacríficio do outro.

Toda pessoa que pretende viver somente para os outros - para um companheiro, amante, filhos ou para toda a humanidade - é uma nulidade altruísta. Um "eu" independente é aquele que existe para seu próprio bem. Tal pessoa não incorre na doença viciante do autosacrifício e não o exige da pessoa que ama. E esta, guarde bem, é a única forma de amor que vale a pena. É a única maneira de uma relação verdadeira e respeitosa existir entre duas pessoas.


Sinceramente;

Ayn Rand



*






*Ayn Rand recebeu uma carta de uma fã, pedindo que ela explicasse o que quis dizer com a frase "to say I love you one must first know how to say I", que está em seu livro, A Nascente. A obra, escrita em 1935, levou sete anos para ser concluída. Foi rejeitada por 12 editoras e inicialmente publicada em 1943. Após, A Nascente foi considerada uma das mais influentes referências da cultura americana, atrás somente da Bíblia. Nele, Rand difunde a idéia de que o homem não é uma vítima - impotente e insignificante. Que deve respeitar-se e valorizar-se. Que tem o direito e o dever de comprometer-se com seus ideais e explorar seu potencial único. Que sua missão é realizar-se... Há quem afirme que suas idéias ampliaram o espírito empreendedor e inovador dos americanos o que também contribuíu para a atual crise financeira no mundo. ** o filme Vontade Indômita, de 1949, foi baseado na história de A Nascente *** retirado do Letters of Note, um site que mostra cartas, postais, telegramas e fragmentos de memória de gente famosa e nem tão famosa trocando correspondências muito bonitas e sensíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário